REVOLTA BRANCA : COMUNIDADE MÉDICA PREGA HOLOCAUSTO NO NORDESTE EM CAMPANHA CONTRA DILMA NA WEB

Reprodução
Reprodução da página 'Dignidade Médica' com quase 100 mil membros no Facebook

Comunidade médica prega holocausto no Nordeste em campanha contra Dilma na web

Grupo com quase 100 mil que se dizem médicos ou estudantes de medicina defende 'castrações químicas' a eleitores do PT

Uma comunidade de quase 100 mil usuários numa rede social, que se declaram profissionais da classe médica brasileira, se tornou palco de uma guerra de classes no entorno da corrida presidencial, entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). 
Com o título de "Dignidade Médica", as postagens do grupo pregam "castrações químicas" contra nordestinos, profissionais com menor nível hierárquico, como recepcionistas de consultório e enfermeiras, e propõe um "holocausto" entre os eleitores da petista.

Médicos, professores e estudantes de medicina estão entre os 97.901 membros da comunidade na rede social Facebook. Entre postagens de revolta com a situação da econômica do País e xingamentos a nordestinos, os participantes confessam que fazem campanha pró-Aécio até dentro do próprio consultório – público ou privado – convencendo os seus pacientes. Eles dizem que colocam "a recepcionista no lugar dela" com ameaças de que perderia o emprego com a reeleição de Dilma.
O discurso de ódio conta com frases de "nível de conversa que pobre entende" e ameaças de expulsão do grupo caso o usuário se manifeste contra os ideais da página. Um usuário protesta: "70% de votos para Dilma no Nordeste! Médicos do Nordeste causem um holocausto por aí! Temos que mudar essa realidade!".

As manifestações, no entanto, saíram das redes e foram denunciadas pelo tumblr “Médicos Indelicados”, que reúne os post mais inflamados e dá comentários irônicos aos desabafos dos profissionais de jaleco branco.
Procurado pelo iG, o Conselho Federal de Medicina (CFM), com sede em Brasília, afirmou ser “contra qualquer comentário ou ação que denote atitude preconceituosa”. Em nota, o órgão ponderou dizendo que todos os profissionais podem manifestar opiniões, “inclusive políticas”, mas considerando o “comportamento ético e o respeito às leis”. O CFM cita ainda uma investigação em casos que “extrapolem esses limites”.

Leia abaixo a íntegra da nota CFM ao iG sobre o caso:
“O Conselho Federal de Medicina (CFM) é contra qualquer comentário ou ação que denote atitude preconceituosa praticada por qualquer pessoa por conta de aspectos como etnia, origem geográfica, gênero, religião, classe social, escolaridade, orientação sexual ou posicionamento ideológico, entre outros. Esse entendimento representa a percepção da classe médica brasileira.
Para a Autarquia, o Brasil é um país democrático, onde todos os cidadãos devem e podem manifestar suas opiniões, inclusive políticas. No entanto, esta expressão deve ter como parâmetros o comportamento ético e o respeito às leis. Casos que extrapolem esses limites devem ser investigados pelas autoridades competentes.”

Disputa presidencial gera surto de preconceito contra nordestinos

Mensagens em redes sociais incitam ódio contra beneficiários de programas sociais e moradores do Nordeste e Norte

A vitória de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno da eleição presidencial mais uma vez gerou um surto de mensagens preconceituosas contra nordestinos, nortistas, negros e beneficiários dos programas sociais do governo federal. Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se enfrentarão no segundo turno para definir quem será o próximo presidente.
O fenômeno já havia sido observado em 2010, quando Dilma foi eleita pela primeira vez. Desta vez, a onda de mensagens preconceituosas acabou gerando uma iniciativa curiosa. Alguns internautas resolveram criar a página “Esses nordestinos” em que reúnem postagens preconceituosas e agressivas contra nordestinos para denunciar a discriminação.
“Repudiamos e denunciamos as opiniões expressadas nos posts aqui divulgados. DENUNCIE AQUI”, diz o título da página. Lá estão reunidas postagens até de perfis que já foram apagados em função das reações que geraram. “É isso aí, pobres e negros que votem no PT, agora com Marina fora do jogo, não necessitamos de votos de miseráveis, queremos votos de pessoas de qualidade. Negros e favelados que se f…”, diz uma postagem feita por internauta identificada pelo nome Alexandra Santos.

Muitas das mensagens postadas na página que denuncia o preconceito de internautas são cheias de palavrões. “Meu c que chamar nordestino de burro alienado e idiota é preconceito”, diz mensagem postada no perfil de Júlia Colonetti, cuja conta no Twitter foi apagada. “Alguém separa o nordeste desse país, por favor”, diz mensagem do perfil Karol Guns, também apagado da lista do Twitter. Lorenzzo Warrak teve mensagem colocada na página depois de postar “não queria ter preconceito regional não, mas nordestinos e nortistas não abrem mão de bolsa (tudo)… tão f essa eleição”.
Apesar do objetivo da página ser denunciar as agressões preconceituosas, alguns tentavam usar o espaço para disseminar o conteúdo discriminatório das mensagens, tanta que os responsáveis tiveram de postar uma mensagens de esclarecimento. ”Achei que era óbvio o objetivo desse tumblr, mas perante o recebimento de algumas poucas mensagens, achei melhor esclarecer para quem tiver dúvidas. Esse blog tem como objetivo denunciar e repudiar manifestações xenofóbicas. Nós NÃO concordamos com o que está escrito nas publicações de terceiros expostas aqui, e as legendas das fotos são de teor totalmente irônico. A equipe deste tumblr é nordestina com orgulho, e é igualmente atingida por todas essas publicações. queremos denunciar seus autores e expor o problema para que possamos debatê-lo e derrotá-lo”, diz a mensagem. As postagens reunidas ali trazem apanhado de mensagens feitas no Twitter e Facebook.

Por causa do grande número de mensagens postadas incitando o ódio contra nordestinos a Ordem dos Advogados do Ceará vai representar junto ao Ministério Público Federal para responsabilizar os autores dos comentários de cunho preconceituoso contra os nordestinos em razão do resultado eleitoral, no último dia 5 de outubro. Segundo a OAB-CE, a representação já foi assinada pelo presidente, Valdetário Andrade Monteiro. Este já é o segundo caso em que a OAB-CE toma providências para que internautas sejam penalizados pelas postagens preconceituosas na internet. Recentemente, as postagens envolveram a Miss Brasil Melissa Gurgel, que nasceu no Ceará, e denegriam a origem e o sotaque dos cearenses.
A legislação prevê pena de até três anos de cadeia e multa para casos de preconceito. Segundo a Lei 7.716, qualquer tipo de preconceito contra a procedência nacional, etnia, cor, raça ou religião é crime. No artigo 20, diz que induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional terá uma pena de reclusão de um a três anos e multa.

Fernando Henrique Cardoso 

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse na última segunda-feira (06) que o PT cresceu nos grotões do país e que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem o voto dos “menos informados”. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou Fernando Henrique, em entrevista aos blogueiros do UOL Josias de Souza e Mário Magalhães.
“Essa caminhada do PT dos centros urbanos para os grotões é um sinal preocupante do ponto de vista do PT porque é um sinal de perda de seiva ele estar apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados”, completou o tucano. Em sua avaliação, o desempenho do PSDB é diferente, nesse aspecto, uma vez que em estados como São Paulo seu partido tem maioria. “Aqui em São Paulo, quando o PSDB ganha, ele ganha porque tem apoio de pobre, não é porque tem apoio de rico. (...) A falta de informação é responsabilidade do Estado, não da pessoa, é uma constatação. Geralmente, é uma coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados.”
*Com informações de O Dia

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-10-07/disputa-presidencial-gera-surto-de-preconceito-contra-nordestinos.html


Comentários