CONFLITOS DE IDEOLOGIAS : SOCIALISMO X LIBERALISMO


Conflito de ideologias Socialismo x Liberalismo


O assunto mais discutido entre os economistas, cientistas políticos e sociólogos é o famoso embate entre as duas utopias dominantes desde o século XX, o socialismo e liberalismo. Esse conflito de ideais polarizou o mundo na guerra fria e até hoje presenciamos as inúmeras conseqüências da divergência. Por isso, ignorar esse tema é ignorar toda a influencia dessas discussões na nossa realidade política, social e econômica.
berlim
O socialismo utópico almeja o máximo de liberdade e igualdade numa sociedade sem classes e nem mercado, idéia essa proposta por Marx, um dos maiores críticos do capitalismo, enquanto o liberalismo utópico almeja o máximo de liberdade e o mínimo de igualdade com a existência do mercado. Porém, não é possível escolher qual das duas é a melhor, pois apesar de ambas almejarem a plena liberdade dos indivíduos, nenhuma das duas foi plenamente efetiva até o momento.
Os poucos exemplos de socialismo, na prática, não foram fieis aos planos utópicos (URSS, China e Alemanha Ocidental), enquanto o liberalismo, que almeja a total liberdade, é contraditório ao limitar os indivíduos através do poder controlador do governo (leis).
Ainda é possível imaginar uma utopia alternativa a essas duas, a exemplo do anarquismo, mas até então, o impacto das mesmas foram menores. Contudo, a existência de uma utopia é necessária, pois os esforços para alcançar um futuro ideal moldam o presente.
A atual economia de mercado combinada com a democracia representativa, não é a melhor realidade que a humanidade pode alcançar, pois, além de ainda termos vários problemas econômicos (desigualdade) e políticos (o poder político pertence a quem tem poder econômico), a humanidade tem grande potencial criativo e transformador, portanto, o modelo vigente inevitavelmente será substituído por um próximo modelo mais avançado futuramente.

Qual lado da moeda você escolhe?

Fonte:http://visaoeconomica.wordpress.com/2009/05/18/conflito-de-ideologias-socialismo-x-liberalismo/

Comentários