Pular para o conteúdo principal

EMPREITEIRA CONFIRMA : CARTEL COMEÇOU NA ERA FHC

Empreiteira confirma: Cartel começou na era FHC

Setal afirma, em acordo de leniência, que desvios de recursos da Petrobras tiveram início durante o governo do ex-presidente tucano

O esquema de formação de cartel investigado na Operação Lava Jato, montado para fraudar contratos com a Petrobras, teve início na década de 90. A informação foi confirmada pelo grupo Setal Engenharia e Construções, em acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), nesta sexta-feira (20).
Em fevereiro, o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça, da Setal Engenharia, confirmou à Justiça Federal que os  desvios de recursos da Petrobras tiveram início durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Mendonça garantiu que o chamado “Clube das Empreiteiras”, existia desde os anos 90, época em que as regras do mercado de petróleo foram mudadas no Brasil. “(As empresas) se organizaram e iniciaram uma conversa com a Petrobras, criando um grupo de trabalho”, disse, durante depoimento divulgado na terça.
“A partir daquela ocasião, as empresas com o intuito de se protegerem, fizeram acordo entre si”, completou.
As declarações de Mendonça seguem a mesma linha das declarações do ex-gerente de Engenharia da Petrobrás, Pedro Barusco.  Em depoimento à PF dias antes, ele afirmou que os esquemas de corrupção na Petrobras se iniciaram, de fato, durante o governo FHC.
Acordo - Um acordo de leniência firmado pelo Cade com a Setal Engenharia e a SOG Óleo e Gás, investigadas na Operação Lava Jato, obteve a confirmação da participação de 23 empreiteiras acusadas de participar do chamado “Clube das Empreiteiras”.
Os dirigentes das empresas delatoras forneceram informações para comprovar as acusações e subsidiar o inquérito administrativo que está em andamento no Cade. Os dados também serão compartilhados com a força-tarefa do Ministério Público Federal, responsável pela investigação civil e criminal da Lava Jato.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Fonte:http://www.pt.org.br/empreiteira-confirma-cartel-comecou-na-era-fhc/

Postagens mais visitadas deste blog

HOMOFOBIA NO BRASIL : ESTATÍSTICAS DE GUERRA

TEMER,1ANO,INIMIGO DO BRASIL,PRIORIZA DESTRUIÇÃO NACIONALISTA DE GETÚLIO-LULA

TRAGÉDIA BRASILEIRA DO CONFLITO ENTRE FACÇÕES DO LUCRATIVO TRÁFICO DE DROGAS: O ESTADO FRAGILIZADO E SEM RESPOSTA PARA A VIOLÊNCIA